[SP-pm] 1ER LUGAR DESARROLLANDO AMERICA

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Dec 6 07:35:44 PST 2011

On Tue, Dec 06, 2011 at 02:57:07PM +0100, Nelson Ferraz wrote:
> 1) Por favor apresentem-se!!! Quem são vocês?

Cidadões: renatocron, marcioferreira, gabiruh, edenc, shonorio e maluco!

> 2) O que é o "DESARROLLANDO AMERICA"? Quando aconteceu?

http://www.desarrollandoamerica.org/

Eu divulguei aqui há algumas semanas na lista.

> 3) Qual foi o projeto que vocês enviaram? Em quanto tempo ele foi desenvolvido?

Onde Acontece ?

Site do evento sobre a aplicação: http://desarrollandoamerica.org/2011/12/onde-acontece/
Código fonte: https://github.com/desarrollandoAmericaLatina/Onde-Acontece
Apresentação: http://www.slideshare.net/thiagorondon/onde-acontece

Site: http://www.ondeacontece.com.br/

Foi desenvolvido em 30 horas durante os dias 4 e 5 de dezembro, neste
final de semana.

Foi uma prova de conceito, e isto prova que o aplicativo agora pode
se desenvolver muito melhor, com muito menos trabalho, pois o maior
trabalho foi justamente 'massegear' os dados, que estão todos bem
organizados. O Renato Cron e o Marcio Ferreira buscaram os dados e
o Eden montou um esquema fantástico para armazenar eles. :-)

> 4) Como vocês conseguiram fazer algo assim, tão rapidamente???

A equipe era boa, e uma demonstração bacana do desenvolvimento é
o próprio gráfico do github:

https://github.com/desarrollandoAmericaLatina/Onde-Acontece/network

Além de que o CPAN resolveu muita coisa, principalmente o Catalyst e
o DBIx::Class, e o conhecimento tecnico do pessoal, desde do scrapper
até o banco de dados... do mapa até o deploy, e etc, etc.

Nosso maior problema foi os dados, não a tecnologia. E isto explica
muita coisa, heh.

> 5) Qual a maior dificuldade que vocês encontraram?

Os dados não são tão abertos assim. Os nossos dados abertos eram
planilhas de excell e sites extramamente mal feitos.

http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br ?

> 7) Como vocês vêem a disponibilidade de dados públicos no Brasil? Está
> melhorando? O que precisa ser feito?

Esta pergunta pode gerar um novo e-mail, mas sua pergunta seria melhor
respondida se a discussão fosse o que significa 'disponibilizar', pois
teoricamente isto já esta na lei para a maioria dos dados e o problema
no geral é 'como' isto é feito.

Todas estas informações, você pode ter acesso como cidadão já hoje.

A briga no geral, é para que os dados sejam disponibilizados segundo
a definição de "aberto", que há um documento muito bem explicando sobre
isto:

http://opendefinition.org/

Também durante o equinócio, foi criado um artigo para explorar melhor
este conceito:

http://sao-paulo.pm.org/artigo/2011/PUBLICIDADEDEDADOSGOVERNAMENTAIS

Ou seja, precisamos exigir que os dados de uma forma geral sejam
abertos para computadores, não apenas para 'humanos'.

> 8) De que maneira a comunidade hacker pode ajudar o Governo? E de que
> maneira o Governo poderia ajudar a comunidade hacker?

O papel do governo é disponibilizar dados, "só isto". A sociedade, que
tem que se virar na minha opinião com estes dados.

> 9) Para concluir, deixe informações para quem quiser entrar em contato!

Contato, acredito que a melhor forma é via lista de discussão mesmo.
Assim a resposta fica democratica. :-)

abs!
-Thiago Rondon