[SP-pm] Novo DOJO ?

Wesley Seidel wesley.seidel at gmail.com
Fri Nov 18 07:24:32 PST 2011

Caros, apenas lembrando o porquê de um DOJO,quais seus tipos e objetivos:

Pra que DOJO ?
-Treinar/aprender
-Aprendizado contínuo, colaborativo, inclusivo e não competitivo
-Passos de bebê, sempre!!
-Todos devem entender.

Formatos:
-Randori
--Apresentação de uma solução.
--Todos devem conseguir reproduzir.
--Interrrupções são permitidas para tirar dúvidas

-Kata:
--Programação em pares
--Turnos ”Time-boxed”, e após cada turno (5-7 min), co-piloto vira piloto,
o piloto volta pra platéia e um novo co-piloto é convidado.
--Comentários e críticas somente no verde e silêncio no vermelho.

-Kake
--Quase Randori, exige um nível mais avançado, vários pares simultâneos e
as pessoas trocam entre máquinas a cada turno.

Objetivo:
--Praticar, aprender, ensinar e discutir SEMPRE baseado no código (bases
concretas).

*O QUE NÃO DEVEMOS FAZER:*
-Correr para terminar o problema.
-Resolver problemas ”reais”.
-Entrar em ”Flamewars” nas discussões.
-Competir com outros participantes.
-Deixar pessoas sem entender.

Como viram, essa idéia de querer fazer coisas reais em DOJO não existe!
Temos que ir pra treinar e aprender, dentro de regras em que todos devemos
concordar em seguir, justamente pra ser produtivo e divertido para todos!

A idéia do Git, proposta pelo Thiado, me parece plausível em um DOJO do
tipo Randori, pois assim quem for apresentar, prepara antes um problema(s)
e ensaia como atacar e resolver o problema passo a passo para que todos
possamos refazer em casa quando quisermos!
Da mesma forma me parece plausível a solicitação do Stanislaw (tal Git +
GitHub + Poste[1]).

Se vocês quiserem e tivermos tempo, podemos tentar dois DOJO num mesmo dia,
não sei se vai virar bagunça ou vai ser mais divertido, mas seria algo
assim:
Um DOJO Randori com a apresentação de alguma solução, e depois da
restropectiva desse DOJO, podemos fazer um DOJO Kake pra resolver algum(ns)
problema(s) malucos e assim todos intergagirem entre grupos, e ficar
zanzando de um grupo pra outro de tempos em tempos. Dessa forma podemos
fazer um metódico, e depois descontrair um pouco mais! ;)

Abraços,

Wesley Seidel Carvalho
11-6671-6118
11-8169-1163