[SP-pm] Criando e mantendo command-line Perl scripts

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Wed Nov 9 11:15:02 PST 2011

Gostei do post e gostaria de comentar alguns trechos:

"Of course, Perl is perfect for this task, also called "quick and
dirty" scripts."

O que às vezes fica transparecendo é que Perl é *só* para isso, mas
você demonstra que não. É bom deixar isso claro, quando possível.

"The problem with mainstream code is that we loose time thinking how
to create a good code structure that will be extensible in the
future."

Mainstream code é uma expressão meio vaga, mas vamos supor que
signifique algo como "criar código 'elegante'".

Um cientista da computação (decente) não "loose time thinking how to
create a good code structure" porque é obrigação dele, tem que estar
no sangue, de bate-pronto. Entretanto, isso não é a obrigação de um
biólogo, portanto é natural que um biólogo demore mais com isso, da
mesma forma que um cientista da computação demoraria pra entender um
pipeline para análise de sequências.

Daí, segue que uma ferramenta que permita ao biólogo construir
aplicações mais limpas de forma rápida é extremamente importante, pois
tira do seu caminho as coisas que não interessam, ao passo que
facilita a manutenção futura.

Notem que Perl é uma linguagem tão fantástica que pode ser usada
facilmente por outras áreas da ciência, justamente porque ela tira do
seu caminho as masturbações computacionais.

Parabéns pelo blog.