[SP-pm] Como fazer?

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Oct 28 13:21:54 PDT 2011

    Eduardo> Eu usei mod_perl durante um bom tempo. Eu acredito que ele
    Eduardo> deva ser útil para alguns tipos de aplicação específica,
    Eduardo> quando ter acesso às entranhas do Apache seja
    Eduardo> vantajoso.

E em qual caso é vantajoso ter acesso às entranhas do apache? :D

    Eduardo> Para a minha finalidade, que é servir páginas, a
    Eduardo> mudança para o fastcgi só trouxe vantagens. O consumo de
    Eduardo> memória é menor. E eu posso trocar o servidor da aplicação
    Eduardo> sem parar o servidor http. Eu não uso, mas também tem a
    Eduardo> vantagem de poder executar a aplicação em diversas máquinas
    Eduardo> diferentes para distribuir a carga, e isso de maneira bem
    Eduardo> simples.

Tem diversas técnicas pra fazer isso com mod_perl também. O que não é
impossível de fazer é ajustar o modelo de forking pra economizar
memória.

    Eduardo> Mas se eu estivesse escrevendo um aplicativo para controlar
    Eduardo> e configurar virtualhosts com o Apache em movimento, eu
    Eduardo> partiria para o mod_perl sem pestanejar. Lidar com esses
    Eduardo> aspectos do servidor é babinha.

Ué, mas com fastcgi você também pode configurar virtualhosts, aliás,
implementar algo similar ao virtualhosts do apache é bastante trivial,
em qualquer backend.

--
Eden Cardim
Software Engineer