[SP-pm] desempenho em CGI

Carlos Costa crncosta at gmail.com
Thu Oct 20 04:37:59 PDT 2011

Oi Lucas,

Aqui no trabalho usamos bastante CGI (criamos nosso MVC em cima de CGIs) pq
é muito simples de fazer deployment.

No geral o problema que temos é que cada script.cgi roda standalone per
process no apache, abrindo uma instância do Controler.cgi pra atender cada
request. Isso implica em abrir conexão com o mysql pra popular os models e,
finalmente, usar templates pra gerar uma resposta.

FastCGI ajuda a minimzar a demanda de recursos que o CGI exige do servidor
pois usa processos que persistem ao longo de uma serie de requests.

Uma outra técnica bem legal pra aumentar o desempenho do CGI é fazer cache
dos modelos na memória de alguma forma. Vale mencached, redis, ou até manter
um daemon simples escrito em Perl que fique hashes pra vc (ou simplesmente
mantendo o BD aberto ehehehe).

O http://memcached.org/ nasceu de dentro da comunidade Perl, talvez seja o
candidato ideal, IMHO. Deixo outro colega mais experiente complementar sobre
o memcached.

Abração!
Carlos.