[SP-pm] Pronto Para Produção (was Re: Parse de Linguagens)

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Tue Oct 18 03:25:26 PDT 2011

    Blabos> Um amigo meu que até acompanha a lista uma vez me disse:

    Blabos> "Pra quem fala assembly não existe código fechado".

Desculpa mas eu acho que ele está redondamente enganado, a depender do
assembly, pode ser muito difícil entender código criado e otimizado por
um compilador, sem macros ou nomes de variáveis. Dou dois anos pro teu
amigo embutir uma app que mostra uma janela com um "hello world" num
Gnome/X11/BSD compilado pra SPARC (ou qualquer outra arquitetura que ele
não tenha conhecimento prévio) olhando apenas pro código binário. E
mesmo que ele consiga, os competidores dele vão escrever coisas muito
mais úteis no mesmo período de tempo, e com muito menos recursos.

Isso é equivalente a dizer que "pra quem sabe eletrônica básica não
existe código fechado". Mas aí "quem entende física básica sabe
eletrônica básica" e "quem entende filosofia sabe física básica". Por
esse raciocínio todo mundo deveria ir cursar filosofia. "Código fechado"
é relativo, entender uma camada abaixo do código não implica que você
entende a camada acima, e é exatamente por isso que existem camadas. A
propósito, um dos primeiros proponentes desse tipo de segmentação foi o
René Descartes. Óia! Filosofei agora, vou ali construir um aplicativo
pra iPad em ARM....

--
  Eden Cardim
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/