[SP-pm] Pronto Para Produção (was Re: Parse de Linguagens)

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Oct 17 17:26:41 PDT 2011

On Mon, Oct 17, 2011 at 09:02:04PM -0200, Eden Cardim wrote:

>     Alexei> Mais: se houver uma empresa que preste suporte para Perl,
>     Alexei> por exemplo. Imagine que o cliente tenha um problema
>     Alexei> gravíssimo no site, está fora do ar, aciona o suporte com a
>     Alexei> empresa, mas eles não conseguem atender a tempo dos seus
>     Alexei> SLAs combinados. O cliente processa. Se a empresa de suporte
>     Alexei> for muito pequena, o fim dessa história é a sua morte
>     Alexei> súbita: ela vai ter de pagar tanto dinheiro em multa(s) que
>     Alexei> vai falir em seguida. Não há empresas grandes atendendo Perl
> [...]

No Brasil tem algumas, como a Aware também. :-)

Belo ponto Eden, eu acredito que há dois nichos distintos de mercado. Há
um mundo de certificações, orientado a rotatividade de funcionários, e
normalmente soluções caras (e empresas dispostas a pagar) e sem inovação.
Ou seja, toda segurança que é necessária para uma infra-estrutura
humana grande e que não é possível gerenciar isto de forma 'ágil'.

E outro mundo, baseado em inovações, funcionários criativos, normalmente
onde não há necessidade de certificações e etc... Porém, há um preço,
ou melhor, um esforço maior, exige gerentes mais capacitados e experiêntes
e geralmente, uma equipe pequena. Este é um perfil comum de empresas baseado
na Internet, ou em nichos especificos, onde há necessidade de ser 'diferente'
no mercado, como por exemplo no ramo de telecom, segurança, financeiro e etc.

Na Aware oferecemos suporte em Perl 5 e Python, porém para Perl 5 há
exatamente 11 empresas com este perfil aqui no Brasil que oferecemos
serviços há pelo menos 1 ano, constantimente, ou seja são ambientes
"em produção". E a sensação é que este tipo de perfil de empresa esta
crescendo, principalmente no eixo rio-são paulo.

Reflexão, Hoje há muito material, uma turma ótima que esta estudando em
como empreender, e quando digo turma, são muitos amigos aqui da lista
que estão correndo atrás do seu próprio negócio. Não é um ótimo nicho ?

E pelo o que vejo, empresas grandes hoje tem um poder de inovação menor,
justamente pela grande complexidade humana que é inserida no processo,
e empresas pequenas tendem a criar mais, justamente por conta da falta
de humanos.

Mas atenção, não estou julgando, apenas diferenciando o perfil de
empresas, eu entendo perfeitamente a postura das empresas grandes em
estipular processos diferentes para poderem trabalhar.

Ou seja, o problema são os humanos ? Não, não há problema. É apenas
o perfil do negócio que vai estipular para onde ir, e o perfil de
empresa que você vai buscar.

abs!
-Thiago Rondon