[SP-pm] Software livre em Perl

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Sun Oct 9 05:10:42 PDT 2011

O meu problema com threads é memória. Usa-se muita memória trabalhando com
threads. E recentemente tive problemas sérios de vazamento de memória, e tem
90% de chance de ser nas threads, embora isso não seja conclusivo. Eu estou
sabendo que houve um esforço para arrumar isso no Perl5, mas o fato é que
ainda há problemas, e não tô afim de por a mão na massa para arrumar no
momento, mesmo que fosse capaz disso. Fora o fato de que compilando com
suporte a threads, tudo fica muuuito mais lento.

Eu tive outros tipos de problemas com forks. Basicamente, 'threads'(na
verdade são processos simulando threads), que simplesmente caiam com
mensagens de segmentation fault, dentre outras bizarrices. Eu cheguei a usar
o forks com Perl5 compilado sem threads para ganhar um pouco de desempenho,
mesmo assim não tive sucesso. O Stan estava trabalhando comigo na época sabe
do que eu tô falando.

Nós cogitamos usar o POE na época também. Mas sinceramente eu não gostei de
como se desenvolve usando POE, achei bem tedioso e complicadinho demais pra
resolver coisas muito simples. Além do mais, para o problema que nós
tínhamos na época, o AnyEvent provou-se ser muito mais eficiente, tanto em
relação a velocidade quanto de utilização de memória.

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780