[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sun Aug 14 13:42:11 PDT 2011

Em Sex, 2011-08-12 às 18:29 -0300, Rafael Prenzier escreveu:
> Salve Monges
>

> Estou preparando uma apresentação pra fazer um Jabá e divulgar o Perl
> aqui na empresa
> Então estou preparando alguns comparativos entre Perl vs Java
> Meu foco não irá se limitar apenas nos aspectos do código em si, quero
> comparar as diferenças além disso.
> Alguém conhece algum material pra me indicar, alguma coisa além do
> Básico, principalmente no ponto de vista de engenharia,
> escalabilidade, performance, Tanto os aspectos pros quanto contras

Em restrospecto, uma das grandes vantagens de rodar sistema em Perl é
ironicamente o fato do código fonte estar lá no aplicativo executável.
Sei que isso é uma bobagem, senão uma desvantagem para o desenvolvedor,
mas para aquele que vai manter código legado por anos a fio, talvez
décadas, poder entrar no servidor, fazer uma cópia do diretório da
aplicação, alterar o que está errado, cuja regra de negócio sofreu
alterações ou cujo programa com o qual interage depreciou as API
utilizadas salva o dia.

Em alguns casos pode salvar o feriado ou até mesmo o emprego, como foi
no caso da minha primeira experiência programando em Perl (eu já
programava em VB (incluindo Access), Pascal (incluindo Delphi). Dia 31
de janeiro eu recebi um chamado, pois um dos sistemas cujo fornecedor
não pode ser contratado para revisar o bug do milênio. Foi assim que eu
comecei minha carreira no Perl, fazendo em poucas horas as atualizações
necessárias para o bug do milênio. Saiu barato, só algumas horas-extra,
mas só foi possível por não ser em Java, C ou Delphi...

Só para esclarecer, a mesma empresa «tinha» os fontes de uma aplicação
de missão crítica em C para a qual teve que investir pesado na revisão
do bug... ora... claro que os fontes que estavam em posse da empresa não
compilavam versão que estava rodando havia muito tempo...

Por incrível que pareceça uma das grandes vantagens de Perl

> Abraços
>

> --
> Rafael Prenzier dos Santos | Engenheiro, Cervejeiro e Perl Monger
>
>  rafaelprenzier em gmail.com
>  rafael em prenzier.net
>

>  (13) 8131-8212

Leonardo Ruoso - Journalist/Perl Developer
Media - UFC/2006 - Telecommunications - IFCE/1998
leonardo em ruoso.com - (11) 3522-9612