[SP-pm] Comparativos Perl vs Java

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sat Aug 13 14:00:36 PDT 2011

Antes de mais nada, tenha cuidado, isso pode ser algo como suicídio :-(,
pois nem todas as equipes estão preparadas para lidar com a diversidade,
mesmo que de ideias.

É preciso saber se a equipe não teria realmente uma boa base de
conhecimento em Java e em todo o ecossistema JEE além de eventualmente
dispor de código e conhecimento acumulado. Se tiver um grande background
around Java a ideia de mudar de linguagem e de cultura pode ser por si
mesma arriscada demais.

A equipe está desenvolvendo Java básico ou está desenvolvendo JEE usando
um servidor de aplicações como o Jboss? Está desenvolvendo aplicações
integradas a outros sistemas Java/JEE?

Talvez o melhor meio de trabalhar com Perl e Java seja o mesmo caminho
com o qual muitas empresas misturam Perl e C/C++.

Fora isso, no passado, nossa equipe, que vinha de uma experiência
exclusiva em Perl de vários anos e se arriscou em um grande projeto
J2EE, fizemos tradução automática (usando Perl) de arquivos .pm para
arquivos .java e vice-versa com sucesso :-).

Em Sex, 2011-08-12 às 18:29 -0300, Rafael Prenzier escreveu:
> Salve Monges
>

> Estou preparando uma apresentação pra fazer um Jabá e divulgar o Perl
> aqui na empresa
> Então estou preparando alguns comparativos entre Perl vs Java
> Meu foco não irá se limitar apenas nos aspectos do código em si, quero
> comparar as diferenças além disso.
> Alguém conhece algum material pra me indicar, alguma coisa além do
> Básico, principalmente no ponto de vista de engenharia,
> escalabilidade, performance, Tanto os aspectos pros quanto contras
>

> Abraços
>

> --
> [...]

Leonardo Ruoso - Journalist/Perl Developer
Media - UFC/2006 - Telecommunications - IFCE/1998
leonardo em ruoso.com - (11) 3522-9612