[SP-pm] Analise Semântica

Ulisses-IBIZ ulisses at ibiz.com.br
Thu Jul 28 06:59:38 PDT 2011

gostei do link = http://ccsl.ime.usp.br/cogroo/comunidade/grammar

  From: Wesley Seidel
  To: saopaulo-pm at mail.pm.org
  Sent: Thursday, July 28, 2011 9:35 AM
  Subject: Re: [SP-pm] Analise Semântica

  Opa,
  Cara, eu não sei te responder isso utilizando o Perl, mas se vc estiver disposto a primeiro entender como funciona esse tipo de coisa dá uma olhada no CoGrOO:
  http://ccsl.ime.usp.br/cogroo/comunidade/grammar

  Vá em análise gramtical, digite a frase que vc quiser, clica depois no (+) e procura a opção de "agrupamento sintático".
  Ela vai te exibir uma árvore sintática. Com ela vc poderá visualisar os diferentes níveis de análise de um texto. Dependendo do nível é um processo diferente.
  Para ter os elementos que vc perguntou, vc terá que procurar por Shallow Parser, e não P-O-S Tagger.
  O POSTagger te retornará as etiquetas morfologicas de cada palavra (classe gramatical).
  O Shallow Parser te retornará agrupamentos de palavras diferenciando a frase verbal e frase nominal.

  Vou ver aqui nmo CPAN se tem algo q possa te auxiliar.

  Bem, é isso.

  Boa sorte.

  Abs,

  2011/7/28 Carlos Costa <crncosta at gmail.com>

    On Thu, Jul 28, 2011 at 5:04 AM, Daniel de Oliveira Mantovani <daniel.oliveira.mantovani at gmail.com> wrote:
    > Olá pessoal, vocês já ouviram falar de algum algoritmo que separe o
    > sujeito, predicado e objeto de uma frase ? De frases simples, como
    > títulos de notícias.

    Oi Daniel :-)

    Primeiramente isto não é análise semântica, e sim sintática. Os algorítmos indicado baseiam-se no conjunto de técnicas conhecidas como Part-of-Speech Tagging (esse é o nome que vc deve buscar no google ehehehe).

    Você vai precisar de um léxico da língua (acho que português)... o sucesso de QUALQUER algoritmo depende exclusivamente de ter um léxico, um corpus anotado como casos de aplicação, e tempo de treinamento. O algoritmo em si varia pouco!!

    Eu costumava usar Python e NLTK pra isso, principalmente porquê ele já trás excelente suporte a nossa lingua: http://nltk.googlecode.com/svn/trunk/doc/howto/portuguese_en.html

    Deve haver soluções boas e tools (nivel NLTK) em Perl tb! Mas considere usar os léxicos e corpus disponíveis no NLTK, caso opte por usar outra tool Perl: my two cents! ;-)

    Outras opções de toolboxes e Libs: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_natural_language_processing_toolkits

    Espero ter ajudado. Boa sorte,
    Carlos.

    =begin disclaimer