[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu Jul 14 07:17:09 PDT 2011

    Nelson> O lema do Catalyst parece ser: "complex things easier -- even if easy
    Nelson> things become more complex". :)

Cara, depois de eu perder 3 horas explicando e debulhando o problema,
não acredito que estou recebendo de novo uma resposta sem objetivo.

    Nelson> O resultado é que o desenvolvedor precisa de algumas semanas, se não
    Nelson> meses, até ser capaz de compreender todas as opções que estão a sua
    Nelson> disposição.

Não é verdade, e acho que tenho um pouco de autoridade pra afirmar isso,
lê os emails anteriores, tenho projetos em Catalyst tocados por pessoas
que aprenderam *Perl* a 4 meses. Fiz um treinamento numa universidade a
pouco tempo e saí de lá com um blog feio mas funcional escrito por
estudantes de quarto semestre que nunca tinham ouvido falar de perl. Me
fala de algum projeto que você participou e enfrentou dificuldade
treinando pessoas, em qual lugar elas engasgaram e porque, aí eu vou
poder identificar o problema e criar uma solução. Em 4 anos de suporte
na mailing list e no canal, as dificuldades que eu tenho visto são
relacionadas a descompreensão de conceitos básicos de programação e
HTTP, não à sintaxe. Alguns outros problemas são relacionados a
conceitos completamente ortogonais ao dispatcher, como autenticação,
segurança e robustez.

    Nelson> Não acho que ele seja apenas "marketeado" para aplicações simples; ele
    Nelson> foi *projetado* com esse objetivo.

    Nelson> E isso não quer dizer que ele não seja adequado para aplicações
    Nelson> grandes! A maioria das aplicações grandes começam pequenas.

Definição de "aplicação simples", por favor. Essa resposta não serve pra
nada, não consigo escrever 1 linha de código pra melhorar nenhum dos 3
frameworks existentes com ela.

    Nelson> É isso o que talvez falte ao Catalyst: permitir que o
    Nelson> programador comece com um "Hello, world!" e avance até a
    Nelson> dominação mundial. :)

Mas permite, eu já escrevi código que demonstra isso, e também tenho
cases pra desprovar isso, o youporn.com começou como um "hello, world" e
chegou no alexa top 20. Foi montado por um cara que não sabe implementar
um bubble sort.

Bom, desisto, já mostrei código que desprova o que você falou, já dei o
kickstart no Catalyst::Lite e já mostrei cases. Você insiste no mantra
de que "precisa ser simples" mas não me dá uma resposta objetiva que dê
pra transformar num requisito de software, por esse mesmo motivo eu
mando embora clientes que pagam bem. Acho que agora o que eu preciso
fazer mesmo é parar de discutir e ir escrever código por tentativa e
erro.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/