[SP-pm] [was: Validar session no Catalyst] Compartilhando experiências com frameworks web em produção

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Wed Jul 13 16:27:24 PDT 2011

    Nelson> Que tal nos perguntarmos porque é que o PHP é tão popular? O
    Nelson> que é que nós podemos aprender com ele?

Você tá fazendo a pergunta depois de eu ter dado a minha resposta. :)

    Nelson> Quem decide o que é útil? Quem decide o que é melhor?

Por isso que eu estou querendo descobrir qual parâmetro está sendo usado
pra fazer essa avaliação. Não dá pra decidir baseado no argumento de que
é "mais simples" e "é melhor". Na verdade nem é isso que eu to
questionando, estou questionando se a quantidade de melhoria justifica o
esforço de se re-escrever uma solução, isso é uma pergunta de praxe na
disciplina de engenheria de software. Pra poder responder essas
perguntas, precisa de uma definição de "simples" e "melhor". É escrever
menos código? É ter documentação minuciosa e didática? É ser mais
manutenível? É ter um arco-íris e um unicórnio na home page? É uma
combinação de tudo?

Particularmente endosso o catalyst porque dá pra escrever coisas de
forma não muito diferente do mojo/dancer e manobrar pruma coisa mais
sofisticada se precisar. Como engenheiro e desenvolvedor, isso me dá
mais espaço pra manobrar à medida que o projeto evolui. Como
desenvolvedor/contribuidor de desenvolvimento de frameworks web, Eu
estou legimamente interessado em achar respostas. Talvez eu deveria
inverter a pergunta. Porque o mojo é marketeado como "sendo adequado
para aplicações simples"? Porque não serve pra "aplicações grandes"?
Qual o cenário onde o Mojo não serve e porque?

    Nelson> Vamos mudar o nosso lema para "There should be one-- and preferably
    Nelson> only one -- way to do it"?

Não, e é exatamente por isso que eu não sou simpático à idéia de ter 3
frameworks que fazem exatamente a mesma coisa, da mesma forma (apesar de
dois deles terem uma quantidade bem maior de bugs)

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/