[SP-pm] [OT] Empreender

Eduardo Almeida eduardo at web2solutions.com.br
Mon Jun 20 09:58:06 PDT 2011

Eden said:
"Depende muito do objetivo, eu acho. Se for um produto inovador, a única
forma de saber se vai dar certo ou não é sentar a bunda na cadeira e
executar o projeto."

Mas a pesquisa de mercado existe justamente pra isso, pra identificar
necessidades atuais do mercado e necessidades futuras. Lógico que alguem
pode criar algo inovador por pura sorte e "explodir" no mercado. Mas tenho
certeza, que até os produtos inovadores, a grande maioria deles, nasceram de
pesquisas de mercado ou da "visão à frente" de algum "conhecedor" de tal
mercado.

Uma coisa é criar algo por criar ou por simples vontade, outra é criar algo
que vc sabe que terá demanda. Você pode fazer de uma forma, de outra, ou
pode fazer das duas formas, a diferença é quando vc faz algo que sabe que
terá demanda, além do sucesso ser mais visível a curto tempo, fica mais
fácil atrair investimentos.

Investimendo de risco, não quer dizer que é investimento no "escuro". Ainda
que seja de risco, investidores querem saber antes as possibilidades de tal
empreendimento, ninguem sai investindo sem acreditar na possibilidade de que
aquilo lhe derá retorno.

Cabe a nós lembrar, que estamos no Brasil, conseguir investimentos aqui não
é como em mercados como EUA e Europa. Investir em tecnologia no Brasil é
coisa recente e ainda nao acontece como deveria ou poderia. Falta muito
conhecimento desta área para muitos possíveis investidores e até mesmo pro
governo, que assume a necessidadede investimentos em tal, mas em muitas
vezes se mostra perdido em executar ações do tipo.

Uma coisa é fato, pra chegar ao nível que cheguei hoje, de estar no mercado,
e em franca expansão, eu passei por péssimos momentos, não dá pra acreditar
que empreender com pouco capital é coisa fácil e tranquila. Haja amor,
paciência, noites mal dormidas e banhadas a café.  =)

Eduardo Almeida - Engenharia de Software
eduardo em web2solutions.com.br - 27 3021-1530 / 27 9600-0395

WEB2 Solutions - Inovando, sempre!