[SP-pm] [OT] Games, presente e passado

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Fri May 27 08:22:02 PDT 2011

2011/5/27 Eden Cardim <edencardim at gmail.com>:
> Eu peguei o finalzinho da época de BBS, baixei wolfenstein 3D de uma,
> mas não joguei muito porque já tinha saído Doom, que mal rodava no meu
> pobre 486 SX.

Era da BBS eu não peguei, pois fui "ficar online" somente em 96. Quer
dizer, eu baixei meu primeiro Netscape Navigator através da BBS do meu
provedor de internet, mas acho que isso não conta, porque ela só
servia basicamente pras pessoas poderem baixar browsers ou o Winsock
(pra Win3.11).

> Eu me lembro do primeiro jogo de PC que eu joguei, foi o Outpost, que
> veio de bônus no "kit multimidia" da Creative (óhhh! CD-ROM
> 2X!!!!ONEELEVEN), que eu acho que foi o primeiro jogo de estratégia por
> turnos que saiu, também foi minha primeira noite virada no PC.

Na época eu era criança ainda, mas eu ia visitar uns parentes de
Brasília nas férias e adorava. Um primo meu trabalhava com computação
e gostava de RPGs. Então eu jogava Warlords no PC (um jogo de
estratégia turn-based), mais pra frente, Wolf3D e Doom. Também
acompanhava ele jogando AD&D com seu grupo de amigos.

> Eu experimentei Doom (iddqd >:)), Heretic, Descent, e muuito depois,
> Duke Nukem 3D. Mas nunca tive muito interesse por FPS. Sempre gostei
> mais de RPG e RTS/TBS.

IDDQD, IDKFA, IDCLIP
DNKROZ
"glittering prizes"

> Perdi horas com Simcity, Simfarm (e me lembro de ter sugerido
> desenvolver um simfarm pra facebook, pro meu chefe, em 2008, ele disse
> que era uma idéia ridícula, :P), Syndicate Plus, Ultima 8 e Rebel
> Assault (esses últimos dois também de brinde no kit multimidia da
> Creative). Ah, teve os clássicos de aventura Full Throttle e The Dig,
> com storylines de dar inveja nos joguinhos de hoje. Na época não tinha
> muito recurso computacional então eles tinham que caprichar na
> storyline.

Putz, Simfarm!!! Eu achava que era o único do mundo que jogava esse
jogo! Adorava Simfarm, assim como SimCity. Um desses que eu jogo *até
hoje* é o Transports Tycoon. Agora existe uma versão open-source que
se chama OpenTTD, que tem multiplayer e roda em trocentas plataformas
diferentes (tinha port até pro Symbian da Nokia). Se alguém animar de
jogar e tiver tempo, podemos combinar uma sessão um dia desses. ;-)

O site é: http://www.openttd.org

Por algum motivo, nunca gostei muito dos jogos tipo Adventure. Só
joguei um pouco de Full Throttle e um outro que chamava Cyberia, que
feio com meu kit multimídia Creative.

Jogava Warcraft 2 multiplayer via Kali (um programa que emulava IPX
via Internet). Adorava um jogo que se chamava Death Rally. Era um jogo
de corrida top-down, que os carros também tinha armas e podiam matar
os outros.

Mais pra frente joguei muito Quake TF (Team Fortress) e quase tive um
troço quando a Valve finalmente lançou TF2 mais recentemente (quando
sobra tempo, ainda jogo também).

Por volta de 2000 eu jogava Ultima Online (e assim comecei a programa
em Perl, pra fazer página de cadastro pro meu servidor de UO).

Meu último vício foi Starcraft 2. Semestre passado, joguei bastante.
Mas decidi que o custo-benefício não estava bom, exige MUITO esforço.
Acaba perdendo um pouco do aspecto "diversão".

Ih, tem muita coisa e preciso de ir trabalhar. Acho que dá pra criar
um grupo "gamers.pm", pelo visto. ;-)

-Nilson