[SP-pm] Boas Vindas ao teddyhammer!!

Carlos Costa crncosta at gmail.com
Tue May 24 02:47:21 PDT 2011

Bom dia,

2011/5/23 Teddy Hammer <teddyhammer at hotmail.com>

> Opa. E aí pessoal? Antes de mais nada, obrigado pela recepção!
> Sou Sysadmin e descobri este grupo atravéz da Lista dos usuários Slackware Linux a qual também faço parte. Também descobri que perdi um baita evento, ou seja, o Workshop que rolou agora no começo de Maio!! Que pena! Mas espero estar presente num próximo evento!

Particularmente gosto do jeito que essa lista é: os caras entram e são
recepcionados bem! legal mesmo.

Portanto, Teddy: Bem vindo!! :-)

> Posso considerar que Python é mais fácil de aprender do que Perl?

Pode. Mas não por causa da linguagem, que são até bem parecidas
(exceto sigils, curly brackets e builtins diferentes). Python só tem
uma vantagem: tá todo mundo falando! isso quer dizer que não é difícil
achar resposta pra sua pergunta. Tirando isso do aquecimento da
comunidade, elas são muito iguais.

Agora guarda um segredo: Perl paga bem melhor! ehehehe

> Posso desenvolver mais rapidamente aplicações Web com Python do que Perl?

Sim, não e talvez ;-)

Mais uma vez é questão de marketing. Neste caso python não se queixa:
a moçada faz bem o trabalho a ponto de passar essa sensação de que
nasceu pra web. Mas calma que não é bem assim. Perl vai muito bem tb,
só o marketing que é menos agressivo.

Eu sempre cito esse projeto onde os desenvolvedores abstrairam o
protocolo HTTP usando REST: http://perldancer.org/ (qualquer
semelhança com frameworks ruby/python não é mera coincidência
ehehehe).

> Perl seria "mais indicado" para administração de sistemas ?

SIM!!! alias, é onde Perl mostra-se mais interessante. Quando vc
começar a usar regex em Perl vai perceber isso tb ;-)

Eu estou particularmente encantado com toda a parte de processamento
de strings de Perl... mudou meu jeito de ver o mundo. Se algo faz
falta em python (e que ruby soube aproveitar), esse algo é tornar
regex como parte da linguagem e não como um módulo!!

> O que eu posso fazer com Perl que não faria com Python (e vice-versa, se for aplicável) ??

Cara, essa é meio flórida de responder :-D

Por quê?! bom, porque tudo depende da sua experiência! vc pode fazer
qualquer coisa em Perl/Python/Ruby/C/java/C++/\w.* e só vai depender
de sua experiência como programador. Tente não se apegar a isso de
melhor/pior, tenha fé no caminho e em vc. O resto é syntax, semântica
e resolução de problemas.

Pra fechar, fica com essa quote do pai da IA:

"In the computer field, the moment of truth is a running program; all
else is prophecy." Herbert Simon

[ ]s
Carlos.