[SP-pm] Divulgação do São Paulo Perl Workshop

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Thu Apr 7 08:58:39 PDT 2011

Olá Solli,

Eu tenho tentado fazer uma pequena parte dando retweets e reshares no
Buzz, mas não sei se isso resolve muita coisa. Pra ser sincero, tenho
tido mais reclamações de que estou mandando coisa demais do que gente
interessada no evento...

Vou dar um relato pessoal: já tentei motivar algumas pessoas fora do
"mundo Perl" a irem, principalmente por causa do Brad Fitzpatrick, que
teoricamente seria um interesse grande de todos, já que o memcached é
usado pra todo lado, mas a barreira de ser um evento Perl, com custo
relativamente elevado é muito grande. Às vezes tenho a impressão que o
preconceito é tão grande que tem gente que nem se recebesse pra ir,
iria. Os poucos que tiveram contato recente com Perl, só tinham
expletivos para ferramentas como o RT e o Bugzilla.

Pra completar, sou de BH, então o pessoal daqui ainda teria que fazer
a viagem pra SP. Eu já fiz minha inscrição, mas levar mais gente... tá
difícil. Por exemplo, com o custo de R$200, eu não conseguiria
convencer nem um fã de Perl, mas que seja estudante universitário, a
ir ao evento.

Veja, não estou dizendo que o evento está caro, para o que vai
oferecer. O fato é que outros eventos costumam ser mais baratos ou até
gratuitos (provavelmente por causa de patrocínios e diluição dos
custos para um maior público).

Infelizmente, a comunidade Perl engajada no Brasil, que está disposta
a ir eventos e pagar por isso, é bem menor que de Ruby ou Python e o
perfil dos usuários dessas outras linguagens é bem mais "marketável".
Por exemplo, se o Guido van Rossum estivesse vindo aqui ao Brasil,
provavelmente teria uma divulgação em larga escala pelo próprio
Google.

É difícil e é uma batalha uphill. Uma idéia, caso economicamente
viável pra organização, seria colocar preço promocional pra estudantes
e tentar divulgar em universidades. Não sei se dá resultados, mas acho
que se queremos que Perl tenha futuro por aqui, temos que garantir que
pelo menos alguns universitários de boas universidades estejam
interessados na linguagem, caso contrário, culturalmente, mesmo que de
maneira injusta, vamos acabar virando o COBOL do novo milênio.

-Nilson