[SP-pm] Troca de HTTP para HTTPS

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Wed Mar 16 11:45:29 PDT 2011

Olá Perlssoas,

Estou precisando (na realidade, vou precisar) de ajuda para fazer uma troca
de HTTP para HTTPS.

Estou utilizando o modulo* HTTP::Daemon *para criar um servidor (um servidor
RPC2 XML usando o modulo *Frontier::RPC2*)
que fica esperando por coneções na porta 8029 (mas pode ser 'qualquer uma'!)

Pelo que entendo, o HTTPS é um "tunel" seguro, e, mesmo que passe por vários
lugares, ninguém até o servidor (ou cliente, na 'volta') sabe o conteúdo.
Quando o *Request* é entregue no servidor *(servidor como software [ex:
apache, serviço perl]) *e que o conteúdo é descriptografado e lido por algum
programa, que executa o que estiver programado pelo resquest.

A pergunta mais simples que posso fazer, é, vamos comprar está certificação
aqui:
http://www.certisign.com.br/produtos-e-servicos/certificados-para-servidor-web/certificado-para-servidor-web-icp-brasil

<http://www.certisign.com.br/produtos-e-servicos/certificados-para-servidor-web/certificado-para-servidor-web-icp-brasil>Podemos
utiliza-la, certo?

E a segunda pergunta é, como mudo o *HTTP::Daemon* para HTTPS?
Lendo a pagina2(instalando o certificado no apache openssl)* presumo que o
HTTPS só vai ficar disponivel para as coneções que passarem pelo apache.

Então, terei que criar alguma forma de executar o codigo pelo apache, pode
ser então via mod_php, mod_perl, mod_fcgid onde o request( header+content)
chegará limpo (sem criptografia) e o que eu devolver, será criptografado e
entregue.

* pagina2:
http://www.certisign.com.br/suporte/procedimentos/instalacao-do-certificado-apache-openssl/instalando-o-certificado-no-apache-openssl

Eu posso usar um outro servidor, como por exemplo *Mojolicious::Lite *  mas
eu sei que isso é uma parte transparente, e talvez me sirva, se eu alterar a
pasta para executar com fast_cgi

Peço a ajuda de vocẽs para me clarear as idéas, pois nunca fiz nada com
HTTPS, e gostaria de ajuda

Podem xingar se não entenderam alguma coisa! Eu explico de outro modo!

--
Renato Santos
http://www.renatocron.com/blog/