[SP-pm] [OFF-TOPIC] Masturbações Mentais sobre Undefined Behavior

Stanislaw Pusep creaktive at gmail.com
Mon Feb 14 08:07:35 PST 2011

Ehehe, vou tentar contextualizar a minha lembrança... Tomo como exemplo a
"tabela-verdade" do operador ~~ ("smart matching", L<perlsyn>):

           $a      $b        Type of Match Implied    Matching Code
           ======  =====     =====================    =============
           Any     undef     undefined                !defined $a

           Any     Object    invokes ~~ overloading on $object, or dies

           Hash    CodeRef   sub truth for each key[1] !grep { !$b->($_) }
keys %$a
           Array   CodeRef   sub truth for each elt[1] !grep { !$b->($_) }
@$a
           Any     CodeRef   scalar sub truth          $b->($a)

           Hash    Hash      hash keys identical (every key is found in both
hashes)
           Array   Hash      hash slice existence     grep { exists $b->{$_}
} @$a
           Regex   Hash      hash key grep            grep /$a/, keys %$b
           undef   Hash      always false (undef can't be a key)
           Any     Hash      hash entry existence     exists $b->{$a}

           Hash    Array     hash slice existence     grep { exists $a->{$_}
} @$b
           Array   Array     arrays are comparable[2]
           Regex   Array     array grep               grep /$a/, @$b
           undef   Array     array contains undef     grep !defined, @$b
           Any     Array     match against an array element[3]
                                                      grep $a ~~ $_, @$b

           Hash    Regex     hash key grep            grep /$b/, keys %$a
           Array   Regex     array grep               grep /$b/, @$a
           Any     Regex     pattern match            $a =~ /$b/

           Object  Any       invokes ~~ overloading on $object, or falls
back:
           Any     Num       numeric equality         $a == $b
           Num     numish[4] numeric equality         $a == $b
           undef   Any       undefined                !defined($b)
           Any     Any       string equality          $a eq $b

        1 - empty hashes or arrays will match.
        2 - that is, each element smart-matches the element of same index in
the
            other array. [3]
        3 - If a circular reference is found, we fall back to referential
equality.
        4 - either a real number, or a string that looks like a number

Olha, não sei quanto aos outros participantes da lista, mas eu simplesmente
não consigo me ater a todos esses detalhes
:(
Então nunca uso esse operador que me confunde (*PARA MIM*, é um "*Undefined
Behavior*"), preferindo fazer "à moda antiga" (última coluna). Enfim, sou
desses caras que enchem qqer operação de ()'s, tipo: ((($x / $y) - $z) > 0).
Enfim, o que quero dizer é que o Perl tem um imenso *potencial* de produzir
código cheio de *Pseudo-undefined Behavior*; por que ninguém tem obrigação
de saber todas as faces de todos os operadores; isso sem contar as
L<perlvar>.

ABS()