[SP-pm] Estatico vs Dinamico era Re: [OT] Possível Oportunidade

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Sat Jan 15 11:25:32 PST 2011

2011/1/12 Frederico Recsky <listas em imovlr.com>:
[...]
> *Eu* acho uma gambiarra salvar um post inteiro no banco de dados,
> dependendo da complexidade do site eu salvo um post num arquivo, e
> referencias, tags, indexes e outra tralha no banco de dados porque faz
> sentido perguntar por essas coisas, e dizer "me da o post todo".
>
> Normalmente quando algum busca alguma coisa num blog pequeno não faz
> mal a ordem de grandeza da busca. Quando precisa de busca complexa eu
> ponho  google search apontando para site: e deixo quem sabe fazer.
>
> Se me pagarem muito bem, eu escrevo uma busca para o blog do cara. :)
[...]

Concordo com você, Fred. Me parece que os conceitos expostos por você não
ficaram claros a todos, então vou reforçar e colocar um pouco de opinião no
meio:

Apesar de ser possível guardar um arquivo texto dentro de um RDBMS, eu também
vejo isso como gambiarra. Simplesmente porque o modelo relacional emprega a
organização dos dados em tabelas, ou seja, um tamanho fixo entre seus membros.
Assumindo este tamanho fixo, podemos imaginar de qual forma os dados serão
distribuídos no FS, e assim sabemos que a leitura/escrita assume um offset
padrão. Agora, imagina como colocar blog posts com tamanhos variáveis.

Outro ponto é que o arquivo texto não precisa de conversão ou calculo, ele
está pronto para usar.

Falando de praticidade, que tal o manuseio destes arquivos?

Text Editor vs. Perl DBH?!

um abraço,

--
Otávio Fernandes