[SP-pm] Desafio Poste - O CMS que dá a luz por cima

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Sat Jan 15 06:13:33 PST 2011

Hi folks,

O Poste é o projeto de um CMS que eu iniciei semestre passado, com o
objetivo de substituir o WP no meu blog.

Todas as opiniões abaixo devem ser classificadas como emotivas/não técnicas.

O WP é um excelente produto para o usuário final, mas possui um código
que é uma zona e eu cansei de brigar com ele pra fazer as coisas mais
babacas.

Eu como usuário estou insatisfeito.

Pensando nisso, resolvi que quero substituí-lo e quero um produto
escrito em Perl moderno.

Ele deve ter as seguintes características:

* Deve ser simples de instalar por um leigo;
* Um designer que não saiba programar deve ser capaz de criar um novo tema;
* Deve ser construído seguindo os padrões e premissas ideais da
Engenharia de Software;
* Um leigo deve ser capaz utilizá-lo sem precisar de um PhD, ou seja,
precisa ser intuitivo;
* Deve possuir um core mínimo e suportar plugins;
* Deve possuir melhor performance que o WP;
* Deve ser capaz de escalar indefinidamente;
* Deve ser seguro;
* Cada feature precisa possuir testes;
* Deve ser possível trocar a camada de visualização alterando-se
apenas uma configuração (TT, PHP, etc);
* Deve ser possível trocar a camada de dados alterando-se apenas uma
configuração (Filesystem, Banco, NoSQL,, etc);

Algumas dessas características esperadas pelo usuário, são claramente
ideais, outras são tangíveis, e dado o nível técnico da discussão
sobre filesystem e bancos de dados, esta última é trivial.

Então eu desafio a lista a implementar esses requisitos, o resto é papo furado.

Abraços