[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Tue Jan 11 04:36:11 PST 2011

    Blabos> Dessa comparação em específico, eu discordo. Você está pendendo pro
    Blabos> seu lado e não está considerando as camadas de abstração.

A diferença é que a abstração de filesystem já existe, e tem uma miríade
de ferramentas, que já existem e sabem lidar com a semântica do
filesystem. Sendo um banco de dados, você ainda precisa projetar e
implementar as abstrações.

    Blabos> Não se esqueça que você também não vai encher seu controller de
    Blabos> back-ticks, certo? Aliás tá aí algo que me deixou curioso, como vc vai
    Blabos> usar echo de dentro do Catalyst.

Não necessariamente, existem várias formas de manipular arquivos
(perldoc -f open :)), mas se você só tiver um shell, vai poder manipular
os arquivos tão bem quanto como se você tivesse um framework à
disposição.

    Blabos> Por outro lado, a wiki do github mostra como pode ser versátil um blog
    Blabos> no filesystem. Poder clonar meu blog, editar e mandar updates diversos
    Blabos> com apenas um git push é sensacional. Pra mim, programador.
    Blabos> Na real, acho que eu manteria os posts num filesystem com git e os
    Blabos> metadados num banco como sqlite, talvez
    Blabos> Mas denovo é só uma divagação

O github é um bom exemplo, eles usam o pages e tem suporte a jekyll, que
não tem lógica alguma referente a controle de versões implementado
internamente, mas como é baseado em filesystem, você pode usar git em
cima dele sem problemas e você continua com a opção de editar através da
interface web. Inclusive, você pode fazer checkout dum wiki do github e
usar teu editor de texto predileto (http://pages.github.com/).

--
Eden Cardim
Software Engineer