[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Tue Jan 11 03:14:36 PST 2011

Pera aí,

Uma coisa é completamente ortogonal à outra.

Uma coisa é como os dados são armazenados.

Outra coisa é como o usuário editor do blog interage com ele. São camadas
diferentes.

Eden, os detalhes que eu me refiro são também esses, e principalmente não me
preocupar em pensar em quais detalhes. Estou mais habituado a utilizar o
banco do que o filesystem. *Eu* provavelmente desenvolvo uma aplicação que
acesse banco, bem mais rápido e bem memos insegura que uma aplicação que
manipule diretamente o filesystem.

Não to discutindo a qualidade da escolha, ok?

Agora a forma como o usuário vai interagir com o blog, não tem nada a ver
com a camada de dados. Isso é View, é interface. Dizer que um blog que
armazene posts em arquivos precise ser editado com o vi, é o mesmo que dizer
que um editor do WP precisa dar insert manual via prompt do mysql. "por
favor neh tem que ser muito bitolado mesmo."

Se antes havia confusão sobre o que era estático ou dinâmico, agora há
confusão sobre o que é view e o que é model.

Só voltando ao que eu estava dizendo antes, neste caso, se eu escolho usar
banco, eu uso os mesmos argumentos que eu usaria para vestir azul esta
manhã: puro gosto, não técnica.

O importante é que a arquitetura permita que eu mude a camada de modelo de
Postgres para MySQL, para xml, para yaml, para txt, ou pergaminhos em
papiro, etc.

Agora se vc vai armazenar em banco, arquivos, ou tranças da Rapunzel, não
tem nada a ver com como o autor vai editar seu post. Senão você não tem um
produto, só um hack tosco.

Aff