[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Mon Jan 10 11:59:13 PST 2011

Em 09/01/11 19:26, Suissa escreveu:
> os textos, templates, dados, tudo pode ser dinamico se vc quiser.

Caro Suissa,

Vou escrever este e-mail, pois fiquei com a sensação de que você não
compreendeu corretamente o que é dinâmico. Eu vejo um erro comum de
pessoas associarem páginas dinâmicas a utilização de "banco de dados" e
parece que este é o seu entendimento.

Nada do que você colocou geralmente é dinâmico - principalmente em um
blog -.

Dinâmico seria uma característica, no qual para cada requisição as
informações fossem preparadas e demonstradas para cada processo de uma
maneira a depender da interação do usuário - normalmente estão
associadas a elas -, como por exemplo uma página simples de login,
jogos, google maps, ... .

Note que no teu exemplo "os textos" não são dinâmicos em um blog, por
exemplo quando eu carrego um blog e estou visualizando um determinado
texto, se você entrar nele e olhar para o mesmo artigo, a visualização é
a mesma... Logo, esta página é estática e não dinâmica, não há
necessidade de gerar dinamicamente dois resultados iguais para uma mesma
requisição, correto ?  Claro, você pode querer... Mas, não há o motivos
e nem é muito inteligente.... como o gato de cheshire diz para Alice em
"Alice no país das Maravilhas" diz  "Para quem não sabe aonde quer
chegar, qualquer caminho serve".

Algumas implementações de blog, utilizam um "banco de dados" para
armazenar todo conteúdo no meu entender pelo simples motivo de ser mais
fácil de "vender" - e talvez, "gerenciar" - o produto, e não vejo por
que outro motivo seria.

Tanto que você como um evangelista nosql, sabe que muitas soluções do
movimento vendem o teu peixe para explorar "problemas" como este, onde
não foi utilizado a ferramenta ideal por razões de "simplificar" o local
dos dados, e que por uma questão de "comodidade" - generalização da
resolução do problema - não foi implementado da melhor maneira. ;-)

-Thiago Rondon