[SP-pm] mod_perl, serviços, etc

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Fri Jan 7 07:44:30 PST 2011

Mas será o Benedito?
(piadinha horrível e inevitável)

2011/1/7 Prof. Benedito A. Cruz <bene em cria.org.br>
[...]

> *http://servidor.com.br/perl/services?getInfoOnImagesByUsersAsXML[XM0102,PT30303,PO222]{joe,alice}
> *--> retorna um XML
>
>   Na verdade no total tem mais de 30 serviços diferentes, todos nesse
> esquema. Já está funcionando tudo mas ainda tenho duas dúvidas:
>
> 1) seria possível que o script services ficasse no dir html e o apache
> soubesse que ele deve ser executado como mod-perl?

Isso é uma dúvida de Apache HTTPD, não de Perl. Você *poderia* colocar um
ScriptAlias apontando para o seu diretório html, mas apesar de não conseguir
pensar em um problema específico causado por isso (talvez porque a maior
parte do sangue esteja agora no estômago), não me *parece* algo muito bom.
Você estaria misturando bananas com chaves de roda. Um é conteúdo estático,
o outro é um programa a ser executado.

Me parece melhor mesmo usar um mod_rewrite aqui.

> 2)pensei em fazer tudo isso aí num esquema REST ou RDF mas não sei se tem
> pacotes bons para isso ou se eu teria que mexer a beça com mod_rewrite? Sei
> que deve envolver reescrita de tudo mas eu só queria saber se seria possível
> e qual a dificuldade.

Se você quer passar para REST e/ou RDF e *manter* a mesma URL, provavelmente
terá de fazer algum rewrite, ou redirect. Me parece mais tranquilo criar
URLs novas para essas interfaces novas, e gradualmente ir desativando a
antiga (se for o caso).

--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]