[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Dec 15 23:25:19 PST 2010

On 15 Dec 2010, at 23:50, Flávio R. Lopes wrote:

> Olá Pessoal.
> Gostaria de uma sugestão de vocês.
>
> Um cliente meu disponibilizou uma máquina (um Intel E7400 com 2 Gb de RAM) com 2 HDs de 1Tb para ser utilizado como servidor de backup.
> Vou instalar Linux nesta máquina e estou em dúvida se faço um Raid-1 ou se utilizo scripts para simplesmente "espelhar" as partições, copiando os dados (arquivos "tar.bz2") de um disco para outro.
> Pensei em fazer Raid pelo fato de que se um disco falhar, é só substituir e fazer o sincronismo novamente, garantindo os dados e a disponibilidade do servidor.

> [...]

Depois de ler todas as mensagens neste thread, eu decidi sugerir a você começar a fazer as perguntas certas.

Ninguém, mas absolutamente ninguém quer saber de backups. O que é altamente desejado e frequentemente mal-implementado com cópia de dados é uma forma de se recuperar os dados dos sistemas em um tempo razoável com uma alta probabilidade de sucesso, caso alguma coisa aconteça aos sistemas.

Assim, antes de começar a copiar dados como um invertebrado acéfalo, eu recomendo a você fazer as perguntas certas:

1. Que dados precisam estar presentes no sistema para permitir ao cliente funcionar corretamente?
2. A empresa pode funcionar (parcialmente, temporariamente) com menos dados do que o listado em (1)? Por quanto tempo?
3. Quanto dinheiro por unidade de tempo a empresa vai perder caso o sistema em questão pare de funcionar?
4. Quanto dinheiro por unidade de tempo a empresa vai perder caso o sistema em questão funcione parcialmente?
5. Qual é o maior tempo desejável entre uma falha e o reestabelecimento total das atividades do sistema?
6. Desastres vão acontecer, é inevitável. Qual é o menor tempo entre falhas que a empresa deseja ter?

Baseado em que dados você precisa recuperar, quanto tempo é preciso para recuperar estes dados, quanto dinheiro a empresa vai perder enquanto você faz isso, e quão frequentemente você vai recuperar o sistema de uma falha, você vai conseguir dizer quanto dinheiro você precisa investir em um sistema de proteção contra falhas, e qual é o melhor modo de se proteger contra falhas.

Assim, ao invés de olhar para a sua "máquina de backup" e tentar decidir o que fazer com ela (problema errado, solução irrelevante), tente olhar para o sistema que precisa de proteção e fazer as perguntas corretas (e obter respostas válidas, confiáveis) para esta pergunta.

Putamplexos