[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Wed Dec 15 18:07:10 PST 2010

Em 15-12-2010 23:29, Thiago escreveu:
> On 15-12-2010 23:21, Thiago wrote:
>
> E, aliás, RAID não é backup. Se um um louco da Al Kaeda mandar um
> avião para o prédio onde está seu RAID ou um fumante derrubar as
> bitucas no carpete do prédio e gerar um incendio você perde seus dados.
> Backup é uma coisa que você faz diariamente e guarda num cofre em um
> lugar bem longe dos seus servidores.
Sim, sim, perfeito!...isto já ocorre!...é que o cara quer, digamos, um
"backup extra"...e acho que neste caso até dá para considerar este Raid
como um backup?...ou não? Pois se um disco falhar o outro assume e após
o disco que falhou ser substituído, ocorrerá a sincronização dos dados...
Como então vc sugere aproveitar os 2 discos?