[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Wed Dec 15 15:26:28 PST 2010

Bem,
onde trabalho temos varias maquinas, cada um com seus RAIDS (a maioria é
RAID 5)
entretanto, temos o FILESERVER,
no fileserver, temos um RAID 1+0
Todos os arquivos das maquinas na realidade estão no fileserver (salvo o
sistema operacional/etc..., estou falando de arquivos, txt, bmps, etc..)
Tenho um scripts no fileserver que faz um tar.gz de tudo que foi modificado
e grava num banco de dados mais ou menos assim:

nome arquivo
id_diretorio (cada dir tem um ID proprio)
md5
id_arquivo_tar

e na tabela de arquivos tar temos:
[int] id_arquivo_tar
[timestamp] quando_foi
[varchar] nome_do_tar
[varchar] diretorio_atual
[varchar] numero_da_fita
[varchar] status_arquivo (se ta na fita, apagado, etc..)

assim da pra saber onde o tar esta, e se ainda estiver no HD de backup,
fazer um tar -xT e capturar o arquivo.

Ai vc pode usar o RAID1 e mapear ao mesmo tempo onde estão os .tar, assim
fica "fácil" voltar.

Renato Santos
http://www.renatocron.com/blog/