[SP-pm] Baixar e limpar dados do Yahoo Finance com Perl

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Fri Nov 12 06:55:25 PST 2010

Em 12-11-2010 09:54, Jose Roberto Aquino escreveu:
> Pessoal, tenho a seguinte tarefa:
> 1. Baixar dados de determinados ativos da bolsa dos EUA, pensei em usar o
>

>     *Finance::QuoteHist::Yahoo
>     <http://search.cpan.org/%7Emsisk/Finance-QuoteHist-1.16/lib/Finance/QuoteHist/Yahoo.pm>*

Recomendo verificar e ler os temos de serviço do Yahoo, para saber se
adequam a tua necessidade.

Vide http://info.yahoo.com/legal/us/yahoo/utos/utos-173.html.

> 2. Compara com outra fonte de dados para verificar se tem algum numero
> diferente entre 2 fontes
> Duvida: faço isso antes de guardar no BD? Penso em usar o MySql.
> 3. Apresentar o resultado da "limpeza" ou comparação dos dados

Alguns bancos de dados podem te oferecer habilitades com este tipo de
informação/disposição, principalmente com manipulação de datas e tipos
de informação "diferentes". Eu pessoalmente, sem muitos detalhes da tua
necessidade, recomendaria o PostgreSQL neste cenário, pois visualizo
superficalmente que você pode querer utilizar um banco de dados
temporal, para armazenar informações dinamicas com "3 dimensões", sendo
linha, coluna e tempo e o psql é uma mão na roda para este tipo de
situação, ou seja acredito que você irá resolver de forma mais eficaz os
teus conflitos.

Agora, se você querer resolver por algum motivo (?) fora do banco de
dados, existe um módulo muito interessante para este tipo de situação
que é o Data::Manip - que vale estudar, para lhe inspirar com ideias até
no DB - , porém tudo vai depender melhor de como você quer implementar
estas regras.

Meus centavos,
-Thiago Rondon