[SP-pm] Convite aos ilustríssimos Srs. a conhecer meu humilde

Eduardo Almeida eduardo at web2solutions.com.br
Thu Nov 11 04:47:07 PST 2010

É o seguinte pessoal, o ASP, ao contrário do que muita gente pensa, não é
uma linguagem de programação, e sim um "ambiente" interpretador poliglota
precursor do CLI (o coração do .NET). Na realidade o ASP é uma
"especificação" criada pela Microsoft.

Como o ASP é poliglota, e no windows ele trabalha junto ao Object COM Model,
o que dar poder a ele de ser "codificado" em qualquer linguagem que esteja
instalada no SO e possa ser instanciado via COM, como Perl, Python, TCL e
até PHP.

De fato, o ASP conhecido por todos é codificado com VBScript (que é um
dialeto do VB) e é graças a esse fato, que existe um preconceito enorme com
relação ao ASP, preconceito esse que subestima de fato o poder a
versatilidade do ASP. Quando vemos "infelizes" comparações entre ASP e PHP,
ou ASP e qualquer outra linguagem, na realidade são de fato comparações
entre PHP e VBScript.

Em 26-06-1998 foi lançado o APACHE::ASP (www.apache-asp.org) que é a
especificação da microsoft reproduzida para funcionar em Apache com ASP
codificado em Perl.

O ASPERL, além de ser sim uma "notável" combinação, é um grande exemplo de
integração. O demo que eu mostrei aos Srs. roda em IIS (web server ms) e
Apache. E mais, é uma combinação poderosa (poder herdado do perl) e muito
versátil (herdado do ASP). Por exemplo, certo dia desses, nao consegui fazer
um script para upload de arquivos usando CGI que funcionasse. Resultado,
instanciei uma DLL do windows (um componente tradicional ASP classico) via
COM e fiz meu uploado funcionar
(http://www.superaspl.com.br/forum_posts.asp?TID=17) .... esse mesmo upload
tb funciona no apache desde que esteja no windows.

O APACHE::ASP na realidade é uma implementacao com mod_perl. E o ASP no
apache só pode ser codificado com Perl, diferente do ASP do IIS que pode
instanciar dezenas de linguagens.

Inclusive, eu mesmo so aprendi Perl, porque pude aplicá-lo dentro do
"Ambiente" que eu programava a mais de 10 anos, o ASP. Pense num programdor
Basic, ele nunca migraria do Basic para o Perl assim no nada. O ASP permitiu
isso.

Uma curiosidade: PQ a MS decontinuou o ASP? Simples, quando surgiu o JSP,
muito mais poderoso, a MS precisava dar uma resposta a altura, pois seu
framework só era poderoso como o JSP se combinado com linguagens de
terceiros e open source como o Perl (tudo o que a MS odiava). Assim, a MS
criou o .Net, agora com C# e VB.Net como sendo suas linguagens padrão.

Assim, sobraram ai a mercê da sorte, milhares de ASPEIROS (coders asp) com
sentimento de revolta e abandono, como eu por exemplo, que se negam a
aprender .net, e se negam abandonar o ASP classico e iniciar o aprndizado de
novos paradigmas, re-começar do zero, é uma ideia um tanto desconfortavel
pra muitos e o ASPERL aniquila isso, porque o cara pode continuar em seu
ambiente que ele ja tem expertise e aplicar uma nova linguagem, que no caso
do Perl, torna o ASPERL mais poderoso que o .NET.

Então vejo ai, uma oportunidade enorme de catequizar os ASPEIROS no mundo
Perl aos poucos, sem causar grandes impactos e de forma atrativa pra eles.

Att.

Eduardo Almeida

Message: 2