[SP-pm] Controle de banda

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Sat Oct 23 16:37:43 PDT 2010

2010/10/23 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>

>  Opa!...e aí Russo...
> Desculpe por não ter sido claro, mas o que preciso é fazer o controle de
> banda de um link garantindo um mínimo de banda por estação, sem que um
> download (por exemplo de aplicativos P2P) de uma estação não comprometa a
> conexão das demais estações.
> Na verdade uma LanHouse me chamou para fazer isto. O cara quer, digamos,
> dividir o link igualmente por entre as estações. Talvez possa haver a
> possibilidade de em alguns casos uma ou outra estação ter "tratamento
> diferente", onde pode ser liberado mais ou menos banda.
> [...]

Sim, use martelos para bater pregos, não para girar parafusos. Controle de
banda é algo que acontece dentro do kernel do sistema operacional (no caso o
Linux, mas poderia ser qualquer outro), uma vez que diz respeito a entrada e
saída de dados em baixo nível.

Se o que você quer fazer é alocar/desalocar dinamicamente banda para um ou
outra estação, bom, então você vai precisar de alguma interface de controle
do iptables:

http://search.cpan.org/search?query=iptables&mode=all

E alguma outra para monitorar os parâmetros que você vai utilizar como
critério para alocar/desalocar a banda.

[]s,
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]