[SP-pm] [OT] cron e os processos pesados

Stanislaw Pusep creaktive at gmail.com
Wed Sep 29 14:48:20 PDT 2010

Valeu pelas dicas, pessoal!
Verifiquei isso tudo. Esclarecendo:

   1. Não importa o usuário; não roda para nenhum, ou então roda e depois é
   "morto"
   2. Um exemplo de uma linha do crontab: "01,31 * * * *
stats.pl&>/dev/null". Sim, isso executa. Sendo que fui eu quem fiz
esse script,
   mandei gerar uns logs e a coisa começa a rodar pelo cron. Mas, ÀS VEZES, não
   termina :(
   3. Quando o script não foi feito por mim, como no caso do rdiff-backup,
   não faço ideia do que possa estar acontecendo, nem chega no estágio que gera
   logs
   4. O comando do ssh que usei como exemplo foi para demonstrar que cron
   lida suficientemente bem com o processo do ssh. Então o problema é o script
   5. Tento setar o environment manualmente pois sei que cron não seta tudo,
   só o dito "essencial"
   6. Depois desse rolo todo, única coisa que me vem à cabeça é que cron
   aplica "ulimit" nos processos que cria. Em outros termos, os processos
   spawnados rodam em "jail". Isso explicaria tudo: processo que estoura algum
   limite imposto é assassinado sem escrúpulos. Aliás, vi nos fóruns por aí que
   coisas que rodam do crontab tem dificuldades para setar "ulimit" eles
   mesmos, o que reforça a minha tese. Porém esse "feature" não é documentado
   em nenhum lugar!!! E aí?!?!