[SP-pm] [OT] cron e os processos pesados

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Wed Sep 29 13:40:37 PDT 2010

Para verificar se a execução via cron está ou não funcionando de verdade,
veja no syslog. Por exemplo, na minha máquina de casa:

17:25:09 BRT az em blueturtle:/var/log $ grep CRON syslog
[...]
Sep 29 08:15:01 blueturtle CRON[4288]: (root) CMD (/usr/sbin/service
ondemand start >/dev/null 2>&1)Sep 29 08:17:01 blueturtle CRON[4337]: (root)
CMD (   cd / && run-parts --report /etc/cron.hourly)
Sep 29 08:33:01 blueturtle CRON[4566]: (root) CMD (/usr/sbin/ntpdate -u
ntp.ansp.br >/dev/null 2>&1)
Sep 29 17:15:38 blueturtle CRON[4949]: (root) CMD (/usr/sbin/service
ondemand start >/dev/null 2>&1)
Sep 29 17:17:01 blueturtle CRON[5327]: (root) CMD (   cd / && run-parts
--report /etc/cron.hourly)

> Se rodo pela shell, funciona. Pelo cron, não funciona. Aí coloquei no cron

Por "environment", estou presumindo que você quer dizer "environment
variables". Nesse caso, o que faz você ter certeza de que o problema não é
esse? Caso você veja no log que o script NÃO executou (chamando direto, ao
invés dessa gambi do ssh), eu recomendo que você analise mais profundamente
se não há mesmo dependências de variáveis de ambiente que podem estar sendo
setadas em algum dos arquivos de configuração do usuário ( .profile,
.bash_profile, .bashrc, ou algo nessa linha ). O cron NÃO usa esses arquivos
na execução.

[]s,
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]