[SP-pm] [off-topic]sugestão de como fazer o banco de dados referenciar documentos

eutsiv :: Geovanny Junio geovanny at eutsiv.com.br
Thu Sep 23 02:55:16 PDT 2010

2010/9/22 Renato Santos <renato.cron at gmail.com>

> [...]
> Eles são guardados numa mesma pasta seguindo um certo padrão de nome
> Teoricamente, teríamos que apagar estes arquivos apos X meses, mas falta
> fazer essa parte!
> Tem por base que o sistema já ta mais ou menos 1 ano no ar, e que tem 20
> pessoas usando... temos uns 2500 arquivos.
> é bem pouco, mas já é chato fazer um 'ls' na pasta!
> Em outra pasta fica o PDF do doc, que tambem segue a mesma linha
> de raciocino.
> No banco fica apenas os nomes dos arquivos (original)
>
> Em outro sistema tinha uns 180000 arquivos, ai a situação ficou braba!

Estou desenvolvendo um site, um projeto pessoal (
http://pt-br.uaigo.com/user/view/1), e eu previa a necessidade de armazenar
muitas imagens, não sei se é abordagem correta, mas fiz o seguinte:

-> Obtenho o hash SHA1 do arquivo a ser salvo.
-> Gero o diretório onde o arquivo será salvo, usando a seguinte lógica:
Obtenho as 2 primeiras letras do hash, e crio o primeiro diretório, depois
as 4 primeiras letras, crio um subdiretório, depois as 6 primeiras letras,
crio outro subdiretório, e então salvo o arquivo lá com o nome sendo o
próprio hash.

Um exemplo: /images/db/pl/plH3/plH3VO/plH3VOFNc6XfQkbVWHY_BX04TeA.png (
/images/db/ é a raíz )

E mapeio no banco as infos referentes a imagem através de um UUID associado
a ela.

Talvez essa abordagem ajude nessa caso citado.

Grato.