[SP-pm] [off-topic]sugestão de como fazer o banco de dados referenciar documentos

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Sep 22 07:34:45 PDT 2010

On 09/22/2010 04:17 PM, Geraldo Netto wrote:
> Como vão?

Olá, Geraldo. Eu vou vem, espero que você também.

> Eu sei que essa não é a lista mais adequada p/ postar essa pergunta,
> mas eu queria saber se alguem já teve alguma experiência que
> envolvesse guardar grande quantidade de texto no banco de dados? (ie:
> guardar um doc ou um odt ou mesmo, um pdf)

Os sistemas em que eu sou DBA executam coisas assim entre 25-30 milhões
de vezes por dia, todos os dias. Acho que eu tenho uma ou duas histórias
para contar... :) Posso ajudar?

> Eu estive pensando em fazer uma tabela que referencia o documento
> pelo path dele, o problema é que esse método pode não ser muito
> robusto já que qualquer um poderia ir no diretório e deletar o
> arquivo, o que é um problema.... (okay, no banco qualquer um pode ir
> e dar um delete, mas ai as coisas são mais controláveis e a remoção
> dos dados pelo menos é coerente/coesa, imho)
>
> enfim, se eventualmente alguem tiver alguma sugestão, eu apreciaria!
> :)

Geraldo, ter mais detalhes é sempre bom. A gente consegue dar opiniões
mais técnicas e te apontar para ferramentas melhores e mais adequadas
para a solução do seu problema sabendo mais sobre ele.

Será que você não quer contar para a gente o que exatamente você está
querendo armazenar, com que finalidade, e qualquer outra informação que
você julgar relevante?

Putamplexos!
--
Luis Motta Campos is a DBA,