[SP-pm] [off-topic]sugestão de como fazer o banco de dados referenciar documentos

Geraldo Netto geraldonetto at gmail.com
Wed Sep 22 07:17:40 PDT 2010

Senhores,

Como vão?

Eu sei que essa não é a lista mais adequada p/ postar essa pergunta,
mas eu queria saber se alguem já teve alguma experiência que envolvesse
guardar grande quantidade de texto no banco de dados?
(ie: guardar um doc ou um odt ou mesmo, um pdf)

eu estive pensando em fazer uma tabela que referencia o documento pelo
path dele,
o problema é que esse método pode não ser muito robusto já que
qualquer um poderia
ir no diretório e deletar o arquivo, o que é um problema....
(okay, no banco qualquer um pode ir e dar um delete,
mas ai as coisas são mais controláveis e
a remoção dos dados pelo menos é coerente/coesa, imho)

enfim, se eventualmente alguem tiver alguma sugestão, eu apreciaria! :)

See Ya,

Geraldo
Non dvcor, dvco => Sapere Aude
São Paulo, Brasil, -3gmt