[SP-pm] NoSQL não é um conceito, arquitetura, modelo, ... ! [Was: [off-topic] Artigo sobre ... ]

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Sat Sep 18 21:16:26 PDT 2010

2010/9/18 Bruno Buss <bruno.buss em gmail.com>:
> E não foi exatamente isso que o Thiago disse no 1o post nessa thread? Que
> NOSQL é algo para designar uma estratégia/tendência/vontade/desejo/whatever
> de mover seus dados para um meio de armazenamento que não relacional?

Pois é... pra finalizar minha participação já que estou vendo um troll
querendo sair da toca, vou fazer o último comentário:
O problema é que a definição do termo "NoSQL" ainda é nebuloso, e não
parece haver consenso entre os que adotaram a tecnologia a respeito de
como aplicá-la, como a presente discussão ilustrou. Por isso, a
impressão que eu tenho a respeito do material que eu li e de algumas
experiências com a tecnologia, é que existe muito conhecimento tribal
a respeito e pouca literatura formal. Sendo assim, a recomendação de
aplicação de tecnologias "NoSQL" ainda se restringe a instinto e
tentativa-e-erro, o que talvez justificaria a enxurrada de sistemas
diferentes que alegam se enquadrar na categoria. Isso é algo normal
com tendências tecnológicas, particularmente, eu acho que a escolha do
termo "NoSQL" foi infeliz para a maturação da tecnologia.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/