[SP-pm] Como testar conexões remotas?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Thu Sep 16 21:40:43 PDT 2010

Olá pessoal.

Fiz um programinha que sincroniza diretórios entre servidores. Como são
vários servidores, gostaria de gerar tipo de um "log" que irá me mostrar
quais as conexões (transferências) que deram certo e quais falharam.
Por exemplo, gostaria de gerar um arquivo de log que me mostrasse mais
ou menos o seguinte:

Servidor server1 => Transferência Ok
Servidor server2 => Transferência Ok
Servidor server3 => Falhou
(and so on...)

O script é este: git://gist.github.com/583692.git

Tentei jogar esta parte (abaixo) dentro de um "if", mas não funcionou:
map {
     $obj->exec( { src => $_ . ':/path/de/origem', dest => $servidor{$_} } )
       or warn "A transferencia falhou!\n"
} keys %servidor;

Uma outra dúvida minha é a seguinte: Como eu usei a função "map" para
tratar os elementos do meu Hash, quando eu disparo o script, ele
automaticamente tenta fazer a conexão com TODOS os servidores listados
dentro do Hash de uma única vez, ou seja, ele vai abrir tantas conexões
quantas estiverem listadas no Hash. Constatei isto usando o "netstat -n"

Daria para fazer um controle, tipo, só abrir uma conexão, quando uma
outra for finalizada? Imaginei também testar a conexão, ou seja, pode
ser que um determinado server não esteja "no ar"...

Vocês podem me dar uma dica?

Abraço,
Flávio