[SP-pm] Modulo Perl - monitoramento básico

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Mon Sep 13 07:47:33 PDT 2010

2010/9/13 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>:
> O top é legal, mas usar assim não é muito legal:
>
> <snippet_code>
> .
> .
> .
> my @topinfo = `top`;
> .
> .
> .
> </snippet_code>
> Meu objetivo é monitorar a carga de um servidor que o pessoal utiliza para
> disparar spiders. Quando o top chegasse em um determinado limite
> [...]

André,

Pelo que eu pude perceber, você tem uma fila de "jobs" para serem executados.
Porem, se um determinado server está sobrecarregado, você não quer mais mandar
carga para ele, correto? Então, se você quer ter uma fila, significa que você
tem um enfileirador, e este é será baseado no load average de cada máquina.

A minha sugestão é usar um ZeroMQ, Resque ou Gearman, e, basear os disparos em
uma chamada SNMP. Defendo o SNMP, neste caso, porque no meu ponto de vista, é
o lugar onde você vai escrever a menor quantidade de código possível. Agora,
se você precisa de uma resposta um pouco diferente do que um "top", dá para
fazer isso com SNMP também, é tranquilo.

Outra alternativa que funcionaria bem, é ter um webservice para isso, por
exemplo.

um abraço,

--
Otávio Fernandes