[SP-pm] Ocultar senhas dentro de Scripts Perl

thiagoglauco at ticursos.net thiagoglauco at ticursos.net
Fri Aug 27 13:17:39 PDT 2010

Posso sugerir algumas coisas básicas como:

1 -  Configurar o servidor para impedir que o login seja feito como
root. Assim os usuários terão que logar no servidor com um usuário
identificável antes de acessar como root. Por exemplo, eu teria que
acessar como Thiago e depois efetuar um su ou um sudo..

2 -  Enviar os logs para um banco de dados remoto. Ambientes mais
neuróticos enviam direto para uma impressora.

   Assim, você não evitará que outro usuário com acesso de root
corrompa seu sistema, mas terá como auditar se algum usuário efetuou
alguma ação ilícita.

   Tendo como auditar outros usuarios com direitos administrativos já
é um passo. Em sistemas sérios é natural buscar soluções que auditem
os administradores, pois se o root pode tudo ele deve ao menos ser
auditado.

   Ai se alguém modificar as ACLs do seu arquivo com a senha de root
ou executar seu script você vai ter isso registrado em log.

   Quanto ao uso do wireshark ou algum sniffer... não dá para fazer
muito. É o custo do FTP. Menos mau se for entre servidores de uma DMZ.