[SP-pm] Ocultar senhas dentro de Scripts Perl

thiagoglauco at ticursos.net thiagoglauco at ticursos.net
Fri Aug 27 12:24:32 PDT 2010

Consigo pensar em ter um arquivo com a senha criptografada, ou
solicitar usuário e senha quando for executar o script.

Ter a senha em um arquivo criptografado implica em estudar as
possibilidades de segurança do arquivo.

Você pode ter usuários cadastrados em um servidor Radius, LDAP ou
mesmo MySQL e solicitar ao usuário que forneça a autenticação... há
muitas maneiras de fazer isso com Perl.

Você pode compilar o script para dificultar que alguém veja o fonte...
depende da abordagem que você achar mais interessante. Se quiser que a
autenticação esteja armazenada, no código acho que um arquivo
criptografado é a melhor escolha, porém alguém poderá ler a senha
colocando o script no debug...

mas é sempre melhor solicitar autenticação quando for executar... ai o
sistema vai poder até criar log de quem está executando. E se vc não
confia nos outroa administradores, é melhor o log guardar o ID do
usuário real e o ID do usuário que executa...

Fica melhor para te explicar via skype, não?