[SP-pm] Ocultar senhas dentro de Scripts Perl

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Fri Aug 27 11:18:23 PDT 2010

2010/8/27 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>:
> Boa tarde pessoal.
>
> Estou fazendo um script para enviar periodicamente uns arquivos via ftp de
> um server para outro.
> No CPAN achei o módulo Net::FTP e estou usando ele.
>
> Na parte que trata do login, eu criei um scalar para armazenar a senha do
> meu usuario no servidor FTP.
> Supondo:
>
> my $login = "flavio";
> my $senha = "minha_senha";
>

>    $ftp->login($login,$senha)
>      or die "Cannot login ", $ftp->message;
>
> Como posso ocultar esta senha ?
>
> abraço,
> [...]

Olá Flávio,

Na realidade, você não precisa _necessariamente_ esconder o valor da
variável, a senha neste caso. Uma opção seria trocar a forma de
autenticação, por exemplo. Ou ainda, trocar a forma como a sua
aplicação vai ser utilizada, fazendo um webservice, ou algo assim. A
melhor receita é sempre a mais
simples, lembre-se.

Você pode dar mais detalhes de como o é o seu ambiente, assim outras sugestões
vão aparecer.

um abraço,

--
Otávio Fernandes