[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Aug 20 13:13:43 PDT 2010

    Pinguim> Pois é, mas ainda não é suficiente pra avaliar quem é o
    Pinguim> destino do verbo vamos né? Um compilador não conseguiria
    Pinguim> gerar código porque falta um parâmetro, então o melhor que
    Pinguim> ele pode fazer é escolher um parâmetro arbitrariamente (*)

Ou preencher tanto o sujeito quando o predicado com informação
contextual, como acontece em português.

    Pinguim> Se fosse Perl, o destino implicitamente seria $_, como é no
    Pinguim> split, mas eu não gosto disso nos meus programas (quer
    Pinguim> dizer, nos meus programas que não são pra concursos de
    Pinguim> shortest code).

Seria para @_, no caso, que já é um comportamento considerado
"deprecated". E se você não gosta de ser implícito, seja explícito, ora
:)

    Pinguim>  Aqui no trabalho é normal eu ter que ler código escrito em
    Pinguim> várias linguagens, incluindo algumas que eu não conheço; e
    Pinguim> o código que não tem nada implícito eu consigo entender
    Pinguim> mesmo que não nunca tenha visto a linguagem antes.

É, perl tem esse caveat, você precisa conhecer as features que aparecem
no código pra entender.

    Pinguim> Mas agora estamos no gosto pessoal, depende dos constraints
    Pinguim> de cada um.

    Pinguim> (*) Quer dizer, tudo isso é pra linguagens eager. Uma
    Pinguim> linguagem lazy como Haskell poderia segurar o "ali" por
    Pinguim> mais tempo, mas embora ele compile, ele não consegue
    Pinguim> avaliar a expressão até alguem dizer pra ele onde fica o
    Pinguim> tal do ali.

Engraçado, Haskell também é uma das linguagens que o pessoal recrimina
por ser ilegível, mas que eu considero extremamente expressiva. Vide:
http://www.haskell.org/haskellwiki/Introduction#Quicksort_in_Haskell

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/