[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 71, Issue 49

Thiago Glauco Sanchez thiagoglauco at ticursos.net
Thu Aug 19 18:35:26 PDT 2010

Em 19/08/2010 21:24, Flavio Bei escreveu:
> hahaha, boa... o perl não é diferente demais..
> da pra inclusive programar parecido com c... vc que escolhe...

Se você quiser dá para programar em C, da uma olhadinha no CPAN:
Inline::C

Mas a verdade as pessoas acham o Perl uma linguagem estranha para
programar por causa do paradigma. O Perl é muito mais intuitivo e
semelhante com a linguagem humana, na forma que suas estruturas são
feitas, que o C ou o Shell Script. Por exemplo uma variável tem a mesma
morfologia que uma função no C ou no Java. Já no Perl elas tem forma
própria. Se eu vejo uma palavra diferente no código Perl sei que é uma
função ou uma variável sem me preocupar em ver documentação nenhuma.

Além de ser possível, em Perl, dizer coisas como: "Eu vou se fizer sol"...

$sun = EXPR;
say "Eu vou" if $sun;    # Cara... só falta o Perl criar uma versão
traduzida para os outros idiomas... Mesmo depois de mil linhas eu sei,
ok $sun é uma variável só de bater o olho!

Em C: Se (esta sol){ eu vou }...

#include<stdio.h>
int void main ( ) {
   int sun;
   sun = EXPR;
   if (sun) {            #Imagina aqui, duzentas linhas de código
depois... você vai pensar: sun é uma função de alguma biblioteca... ou é
uma variável?
   printf("eu vou");
   }
}

O que é mais estranho para um ser humano???
$Perl = "Programming for human beings!"