[SP-pm] Dúvida com Hash Slices

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Sun Jul 25 05:14:12 PDT 2010

INTRODUÇÃO:

A palavra chave para você entender isso é LISTA. Você pode se referir a
LISTAS de várias maneiras:

my %lista  = (banana => 5 ,
                   laranhas => 10 ,
                   melões => 15
                 );

ou

my %lista  = (banana , 5 , laranjas, 10, melões , 15);

ou

my %lista = qw / banana 5 laranjas 10 melões 15 /;

etc...

São todos LISTAS para Perl, acessíveis em forma de hash ou array( você
precisa escolher um ). No entanto, Perl tem a flexibilidade de poder
interpretar um array para montar um hash, e vice-versa. Nesse caso em que
estamos montando um hash através de um array, o primeiro valor do array é a
chave, e o segundo é o valor dessa chave, e assim por diante. Se o último
valor estiver faltando( ex: my %lista = (1,'um',2) ), o último valor vem
como 'undef' no hash.

my @frutas = qw / bananas laranjas melões /;
my @unidades = qw / 5 10 15 /;

%quantidade{ @frutas } = @unidades;

É a mesma coisa que:

my %quantidade  = (banana , 5 , laranjas, 10, melões , 15);

e também é a mesma coisa que:

my %lista  = (banana => 5 ,
                   laranhas => 10 ,
                   melões => 15
                 );

capito?

OBS1: No entanto é preciso deixar claro que, no seguinte caso abaixo:

my %lista = (banana , 5 , laranjas, 10, melões , 15);

my @lista = (banana , 5 , laranjas, 10, melões , 15);

SERIAM VARIÁVEIS DIFERENTES!!!

RESPONDENDO AS PERGUNTAS

1) São todos LISTAS para Perl, independentemente se são 'arrays' ou
'hashes'. São apenas maneiras diferentes de se referir a listas;

2) Sim, pode. O 'hash' %quantidade é 'montado' a partir de duas LISTAS:
@quantidade e @frutas. O interpretador se vira com isso( Veja a introdução
).