[SP-pm] Para a mensagem de boas vindas

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Sun Jul 18 08:10:12 PDT 2010

Caros,

On Sun, 18 Jul 2010, Frederico Recsky wrote:
> 3. Eu mandei uma pergunta para a lista e só levei patada, só tem
>    sociopata aqui?
>
> Na verdade tem um monte de adultos, adultos são chatos e impacientes
> por natureza. Por isso tem essa FAQ quando voce entra.

Eu vejo isso como 'dourar' a pilula enquanto ainda assim indicar que
patada é comportamento aceitável e esperado. O que nao devia ser, porque
as listas *deveriam* estar alinhadas com os projetos dos grupos PM
locais, que estao promovendo eventos onde os newcomers tem uma recepcao
e um tratamento muito diferente do que acontece aqui. Os caras saem
felizes por terem iniciado o contato com a comunidade, e querendo mais,
falando que vão entrar na lista e acompanhar os eventos. Eu penso que é
uma grande sacanagem ter uma turma na linha de frente gastando tempo,
esforço, dinheiro, mobilizando recursos, contatos, parcerias, etc e
divulgando, fazendo o "reaching out to people", e enquanto isso, na
lista, rola essa split-brain syndrome.

Eu normalmente me desinteresso de projetos ou comunidades onde "ser um
asshole" seja "engracadinho" ou tolerado. Dessa vez me desligar nao é
uma alternativa, e eu gostaria de ver esse boi pego pelo chifre: uma
definicao clara do que é aceitavel ou nao na nossa comunidade, e isso
sendo enforçado pelos admins e sem "relaxa porque é o fulano". Pra mim,
isso seria um sinal de amadurecimento da nossa comunidade tambem.

Eu vou indicar isso aqui de novo, uma hora alguém vai ler... rsrs
http://en.wikipedia.org/wiki/Transactional_analysis#The_Ego-State_.28or_Parent-Adult-Child.2C_PAC.29_model

Se voce quer uma relacao saudavel, ela tem que ser no nivel Adult-
Adult. Enquanto o newcomer for infantilizado (Child) e o veterano subir
na sua caixa de papelao pra falar em "voz de autoridade" e "olhando pra
baixo" (Parent), nós nao estamos cultivando relacoes e interacoes
saudaveis aqui.

Se formos montar um FAQ, eu espero que ele inclua que sao principios da
nossa comunidade tratar a pessoa que chega com respeito, consideracao,
paciencia, tolerancia, presuncao de boa fé, presunção de vontade de
aprender por quem está chegando, etc.  Eu acredito que esses sejam
valores compartilhados por todo mundo que está atuante pra valer na
comunidade brasileira de perl, se eu descobrir que estou enganado
ficaria bastante surpreso.

> 5. Não consigo escrever direito.
>
> Eventualmente esse email contém erros, mas eros groceiros irritam
> muito porque leitura eh um abitu e isso agride quem está acostumado a
> ler direito.

De novo, "nao consigo escrever direito" é infantilizar o leitor do FAQ.
Basta falar no FAQ de forma clara: "Se voce quer atencao e o tempo das
outras pessoas para a sua pergunta, pedimos a gentileza de gastar um
pouco do seu tempo em escreve-la em bom portugues."

Se for o caso de enfatizar mais, dá pra incluir também "Se você não
puder gastar seu tempo nisso, nao se surpreenda de não gastarem
tempo com a sua pergunta". Se ainda assim a pessoa não fizer isso, é
melhor apontar pro FAQ do que ficar "irritado" e ter seu "acesso de
raiva" na lista.

Estou gostando de ver essa discussão acontecendo. Ou a gente abre a
valvula e volta pro "de sempre" ou usa essa oportunidade e o debate para
se reorganizar em outro nivel de complexidade e maturidade...

Nuba
--
Nuba Princigalli
nuba em fastmail.fm