[SP-pm] Comportamento na lista

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Sun Jul 18 01:29:49 PDT 2010

2010/7/17 Nelson Ferraz <nferraz at gmail.com>:
> Antes de enviar a sua próxima mensagem -- especialmente se for para
> criticar alguém -- peço que tenham em mente o objetivo: é para ajudar
> o próximo? Ou talvez seja apenas uma forma de dar vasão à sua raiva,
> impaciência, ou senso de superioridade?

Acho que tem acontecido um choque cultural. Seja isso algo bom ou
ruim, tem gente que parece que está esquecendo como é o modo de agir
brasileiro e está se comportando como estrageiro nas listas nacionais.

Pessoalmente, eu não ligo muito se falar algo e alguém vier com pedras
pra cima de mim, mas acredito que eu seja uma exceção - isso não é
socialmente aceitável no Brasil. Em minha opinião, esse tipo de
comportamento é uma conduta completamente contrária ao trabalho de
expansão da comunidade e divulgação da linguagem no Brasil que vem
sendo feito por diversos membros importantes da comunidade. Conheço
diversas pessoas que são ótimos profissionais da área mas que nunca
participariam ativamente de discussões como as que tem acontecido
pelas listas nacionais - mesmo se essas pessoas tivessem interesse por
Perl, não teriam paciência pra isso tudo
 (ou, pior ainda, estivesse ativamente trabalhando com Perl, o que as
forçaria para a "DarkPAN").

Eu concordo que muitas perguntas que aparecem por aqui chegam a ser
"revoltantes", no sentido de demonstrarem que quem pergunta parece não
ter feito o menor esforço para buscar uma resposta antes de enviar a
mensagem. Contudo, isso *não* dá o direito de sair xingando o
indivíduo - um erro não justifica o outro. É uma melhor que não
existam respostas do que existam respostas que "expulsem" novos
membros em potencial da comunidade.

Acho que o pessoal começou a freqüentar demais o IRC do Perl e tá todo
mundo pegando "síndrome de mst". Lembrem-se que ele só consegue "se
livrar" das responsabilidades de tratar bem as pessoas porque é como
se fosse um mal necessário, afinal, está por trás da Shadowcat e de
boa parte das coisas importantes no mundo Perl de hoje. Mas mesmo ele
tem sido chamado às suas responsabilidades por alguns membros da
comunidade internacional de Perl. Esse tipo de comportamento seria
completamente socialmente inaceitável no Brasil, por exemplo.

A imagem externa de Perl já é ruim. Se associarem, ainda por cima, com
a de uma comunidade sociopata, vai só piorar as coisas.

-Nilson