[SP-pm] [OT] MySQL em ambiente redundante !?

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Fri Jun 18 11:09:31 PDT 2010

Pessoal,

Estou iniciando um projeto que surgiu uma dúvida sobre a infra-estrutura de
MySQL. Como não tenho experiência neste ambiente resolvi abusar de vocês, na
verdade eu iria conversar com alguns amigos (que espero que respondam neste
post) mas achei que seria interessante compartilhar isto com todos.

Neste projeto terá 2 servidores de banco de dados, configurado com Linux
Debian (o melhor é claro para os meus clientes) com MySql Community
(infelizmente não consegui o melhor em tudo). Neste momento estou
pesquisando em como fazer um HA para este ambiente de BD.

A minha primeira alternativa é ter um ambiente Ativo-Passivo com o DRBD.
Esta opção é simple e não tenho dúvida alguma sobre ela !!!

A minha segunda alternativa que estou pensando é utilizar um file-system GFS
e configurar o DRBD para ter um Ativo-Ativo. Não conheço o MySql, mas os
meus conhecimentos de DB me diz que isto tem uma enorme possibilidade de dar
merda !!!

A a terceira opção que descobri agora a pouco (pq eu achava que só tinha
versão paga do cluster) é utilizar o MySQL Cluster. Nunca utilizei isto,
alguém sabe me dizer se vale a pena eu estudar sobre isto ?

Abraços,

Solli M. Honório