[SP-pm] Problemas com JSON e PERL

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Thu Jun 17 04:37:54 PDT 2010

Em 17 de junho de 2010 00:39, Blabos de Blebe <blabos at gmail.com> escreveu:

> [...]
>
> Também em meu nome somente, de acordo com a *minha* experiência, que
> não necessariamente se aplica a este caso, o que eu vejo é pouquíssima
> habilidade em prática de programação no ambiente acadêmico, salvo a
> algumas honrosas exceções.
>
> Vulgarmente falando, a maioria dos "programadores" que *eu* encontrei
> vindo do ambiente acadêmico brasileiro são muito ruins. No meu
> universo de pesquisa, quanto maior o título, pior a espécie.
>
> Salvo a algumas exceções, o ambiente acadêmico nacional é lerdo,
> retrógrado, feudal e muitas vezes não passa de um grupinho fazendo

blabos ++ #lançou as exceções...

> Tem coisas interessantes no Lattes mas a maioria dão vergonha, põe-se
> qualquer porcaria lá como se fosse um trabalho científico relevante.
> Nem vou entrar nesse mérito.
>

> Esse tipo de gentinha abunda (perdoem o trocadilho) por aí,
> dificultando o trabalho de quem quer contribuir de verdade com a
> ciência.

Recentemente um amigo esteve trabalhando na USP com o pessoal de biologia
num projeto de taxonomia. Infelizmente ele não estava usando Perl, mas isso
não vem ao caso. O fato é que o projeto já existia antes dele a uns dez
anos!!! O trabalho que ele fez lá as pessoas não conseguiam fazer em dez
anos, entre mudanças de pessoas e de ferramentas. Ele está saindo agora,
exatamente pelo que você disse, ou seja, tem muita gente atrapalhando! E
ainda me revelou coisas sobre como os 'doutores' organizam as coisas por lá
que você nem acreditaria se eu contasse!

Em contrapartida, existem áreas dentro desse 'mundinho acadêmico' que vale a
pena tentar trabalhar, como bioinformática, por exemplo. Mesmo que ainda
dependa de algum QI, é possível trabalhar com isso sim, desde que não se
pretenda ganhar muito dinheiro ehehehe....

> Entretanto, ver que Perl foi bem ou mal utilizado para alguma coisa,
> pra mim é uma boa notícia *e* mais uma oportunidade para carregar um
> pouco mais o piano.

Perl é largamente usado para várias coisas no meio acadêmico. Entre as
principais, bioinformática é que mais se destaca.

> Luis, o código nem está tão ruim assim, já vi piores, tem até use
> strict ;), mas sim, tá horrível.
>
> Agora, achei legal alguém ter feito e publicado um módulo pra tratar
> isso. Veja bem, não foi um cara no porão que escreveu um cgi de
> copy-paste e o manteve escondido, foi um módulo tornado público, por
> um autor acessível, segundo o Walter, com coragem de ser criticado.
>
> Deve ter um monte de gente fazendo coisa em Perl por aí que não tem
> contato com a comunidade. Oportunidade ótima para mostrarmos técnicas
> melhores e integrarmos pessoas.

Isso!!! Muita gente boa inclusive!!! Eu conheço algumas pessoas e convidei
todas para participarem da comunidade. Mas eles temem os Trolls e as
histórias que contaram sobre pessoas que foram devorados por eles. Portanto
a culpa é sua Luís!!! uahauahauahauahaauah!!!!

> Perl *na minha opinião* precisa de uma maior penetração no ambiente
> acadêmico. Ui!

Acho que não. O meio acadêmico, como eu já disse antes, é onde Perl mais
parece(pra mim pelo menos, seria bom ter números disso), se destacar. O
problema está aqui fora mesmo. No mercado, onde $$$$$interessa!

> De repente o Walter conhece melhor Perl, vê que é uma tecnologia
> moderna e eficaz, e vê que pode ser aplicado em mais projetos,
> aumentando a produtividade da sua equipe.

Um dos problemas é que boa parte das pessoas que conhecem Perl não
consideram como uma tecnologia moderna....

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl