[SP-pm] [OT] NoSQL

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Sun Jun 6 08:24:41 PDT 2010

Em 06/06/10 05:58, Otávio Fernandes escreveu:

> E quanto as soluções de cluster? Elas foram feitas para cobrir a parte
> de particionamento, porem, tem um custo técnico muito alto, e, a
> capacidade de escalar é limitada.

Sim, concordo contigo.

Mas na minha humilde opinião, o ponto é que um modelo relacional não
consegue suprir a necessidade de tolerância de falhas em um
particionamento no qual o teorema de CAP define, sendo remediada de
alguma forma alternativa por um software ou um humano. (DBAs, e as
soluções de cluster como o da Oracle, ...)

No modelo mais comum dos "NoSQL" (NoRel) não há necessidade de
consistência na maioria dos cenário no conceito organizacional dos
dados, e por não haver esta necessidade ele acaba sendo tolerável a
falhas no particionamento. Mas, aí entre um software ou um humano para
também suprir esta necessidade de consistência nos casos que é exigido.

O ponto é que a utilização de todos os itens do teorema de CAP é
impossível em qualquer cenário ou modelo, você deve utilizar no máximo
dois e então "trabalhar" na deficiência do terceiro, para diminuir ao
máximo o seu efeito.

Abraço,
-Thiago Rondon